Forro mineral é um revestimento aplicado em ambientes internos que aumenta o conforto acústico e reduz ruídos em até 45 decibéis (dB). Ele é usado em projetos residenciais, comerciais, aeroportos, hotéis, escritórios, supermercados, hospitais, auditórios, escolas, cinema, entre outros.
O forro mineral é comercializado por meio de placas modulares removíveis, que facilitam a instalação e manutenção. Sua espessura pode variar e a escolha vai depender da necessidade do projeto.
Onde usar forro mineral?
O forro mineral pode ser usado em ambientes residenciais, comerciais, aeroportos, hotéis, escritórios, supermercados, hospitais, auditórios, escolas, cinema, entre outros. O uso do forro mineral não é indicado para ambientes úmidos. Outra recomendação é que ele não seja instalado diretamente abaixo da estrutura do telhado.
Agora que você já sabe onde usar forro mineral, confira as vantagens e desvantagens do material.
Quais são as vantagens e desvantagens do forro mineral?
Sem dúvidas, o forro de fibra mineral traz benefícios para o ambiente, mas será que ele é a melhor opção para seu projeto? Para te ajudar nessa escolha, separamos suas vantagens e desvantagens, confira:
Vantagens
Uma das principais vantagens do forro de fibra mineral é a absorção sonora. A placa de forro mineral é capaz de reduzir ruídos em até 45 decibéis (dB). Por esse motivo, ele é bastante usado em projetos que exigem um tratamento acústico diferenciado como escolas, auditórios e cinemas.
Além disso, como as placas de forro mineral já chegam prontas para uso, a instalação é bem rápida e limpa. É só fixá-las nas estruturas metálicas do teto e pronto!
A manutenção também é prática, pois basta retirar a placa de forro mineral para ter acesso às instalações elétricas ou de ar condicionado. Ao finalizar, é só colocar as placas novamente, sem necessidade de uma nova obra.
Em relação ao custo-benefício, o forro de fibra mineral é uma opção interessante porque dispensa o uso de pintura ou qualquer outro acabamento. Além de ter uma estética versátil, ele permite usar luminárias específicas para forro que criam um ambiente bonito e confortável.
Vale destacar também que o forro mineral é um material sustentável que soma pontos para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
A placa de forro mineral não utiliza materiais que poluem o solo, já que sua composição é feita com biossolúvel, aglutinantes orgânicos, argila, perlita e celulose reciclada.
Por fim, o forro mineral atende padrões anti-incêndio e a propagação de chamas, trazendo segurança para o ambiente.
Veja também: Aprenda a diminuir a reverberação em projetos de acústica de um jeito simples
Desvantagens
A desvantagem do forro mineral é que ele não pode ser instalado em áreas externas ou abertas. Além disso, o material também não deve ter contado com umidade relativa do ar acima de 90%.
Outra desvantagem diz respeito à limpeza da placa de forro mineral. Apesar de ser removida facilmente, ele apresenta uma leve textura. Diante desse contexto, nem sempre um pano ou aspirador consegue retirar toda a sujeira da superfície.
Qual o preço do forro mineral?
O forro mineral é comercializado em caixas que custam entre R$ 420,00 e R$ 520,00 cada. O preço pode variar de acordo com o fabricante, a quantidade de placas e a região do Brasil.
Gostou deste tipo de conteúdo? Quer ver mais posts como esse? Então deixe seu comentário para que eu possa assim melhorar cada vez mais os posts para você!